domingo, 14 de junho de 2009

Pane na rede da Telefônica foi provocada por falha humana

Operadora identificou que a falha foi cometida pela equipe de uma empresa prestadora de serviço
A pane que afetou o sistema de telefonia da Telefônica em todo o estado de São Paulo nesta terça-feira, 9, foi provocada por uma falha humana. Embora a operadora ainda esteja trabalhando para esclarecer completamente o que aconteceu, ela já admite que identificou “uma falha humana cometida pela equipe de um fornecedor que presta serviços na rede da empresa”. Em nota distribuída no início da noite, a operadora assegura que o completamento das chamadas foi totalmente normalizado às 15h.
“Em relação a eventuais problemas que ainda possam estar ocorrendo nos serviços prestados a alguns clientes empresariais e usuários que realizaram a portabilidade numérica de/para outras redes diferentes da rede da Telefônica, como reflexo da instabilidade na rede ocorrida pela manhã, a Telefônica informa que suas equipes técnicas continuam trabalhando e assim permanecerão ao longo da noite, para que eles estejam resolvidos o mais rapidamente possível”, informa a operadora.
O problema foi detectado por volta das 9 horas, afetando a rede de sinalização, o que levou à pane nas chamadas locais, de longa distância nacional e internacional, serviços 0800 e para call centers e chamadas para celulares. A Telefônica possui seis pontos de transferência de sinalização: três deles na capital paulista – nos bairros de Perdizes, Liberdade e Ibirapuera – e três no interior do estado, em Americana, Campinas e Araraquara. A operadora ainda não detalhou a origem exata do problema.

Nenhum comentário: