sábado, 7 de março de 2009

Verizon dá a partida à primeira rede em LTE das Américas, a ser construída por Ericsson e Alcatel-Lucent.

A oferta comercial deve começar em 2010 em algumas cidades, chegando a todo o EUA até 2015.
A maior operadora móvel dos Estados Unidos, a Verizon, pôs um fim ao suspense em relação a seus planos para adoção da tecnologia LTE (long term evolution). Em apresentação no Mobile World Congress, em Barcelona, o chief tecnology officer (CTO) da empresa, Dick Lynch, revelou a aguardada lista de fornecedores e o cronograma de implementação da rede, que dará à operadora a liderança em LTE nas Américas.
“Acredito que o LTE será o próximo passo da indústria móvel”, disse Lynch. Os principais fornecedores da rede serão a Ericsson e a Alcatel-Lucent, responsáveis pelas estações rádio-base. Ambas fornecerão ainda o core da rede, junto com a Starent. Para as soluções de IMS foram escolhidas a Alcatel-Lucent e a Nokia Siemens. “Teremos a implementação pré-comercial ainda em 2009”, informou o executivo. Segundo ele, a oferta comercial de fato acontecerá em 2010 em algumas cidades e o cronograma prevê a cobertura de todo os Estados Unidos até 2015.
Antes de fechar os contratos, a Verizon realizou testes em seis cidades ao longo de 2008, incluindo três européias. Na avaliação do CTO, a tecnologia LTE permite atender à demanda por velocidade crescente por parte dos usuários. Ele destacou que novas aplicações exigem cada vez mais velocidade e a LTE se mostrou a alternativa ideal para a oferta de serviços como HDTV, 3DTV, P2P, games mais pesados e virtualização, entre outros.
Ele não revelou o volume de investimento na nova rede, mas defendeu que o LTE exige uma abordagem diferente, motivo pelo qual a Verizon decidiu criar o LTE Innovation Center, em Boston, para dar suporte ao desenvolvimento de produtos e serviços na nova tecnologia.
A estimativa da Verizon é de a futura rede LTE alcance 2 mil terabytes em tráfego de dados entre 2010 e 2014. “Pessoalmente, acho que será bem mais do que isso”, disse Lynch, para quem o tráfego na rede 3G deve permanecer estável neste período. A rede LTE da Verizon será construída na faixa de 700 MHz que a operadora adquiriu recentemente em leilão.
*

Nenhum comentário: