sábado, 9 de fevereiro de 2008

Telefonia móvel deve ultrapassar 50% de penetração mundial em 2008

UIT destaca a participação de Brasil, Rússia, Índia e China para o crescimento do indicador
A taxa de penetração global da telefonia celular deve ultrapassar 50% ainda neste começo de 2008, segundo projeções da União Internacional de Telecomunicações (UIT). O órgão destaca a participação de quatro países que fortemente têm contribuído para o crescimento do indicador: Brasil, Rússia, Índia e China. “Estes países responderam por quase 1 bilhão de assinantes em 2007, ou perto de um terço do total mundial”, informa a UIT. Somado aos assinantes dos Estados Unidos, Japão e Indonésia, o total dos sete países alcança a metade de todos os usuários de telefonia celular do mundo.
Os dados da UIT mostram que o número de assinantes móveis ultrapassou a marca de 3 bilhões em agosto do ano passado. Desde 2000, a taxa de crescimento mundial do serviço tem ficado entre 20% e 30%. Naquele ano, a taxa global de penetração era de apenas 12%. A UIT destaca que em muitos países em desenvolvimento, como na África, os serviços móveis têm sido essenciais para ampliar o acesso às telecomunicações, dada a limitação na oferta das linhas fixas.
A UIT ressalva que a taxa de penetração de 50% não necessariamente significa que uma a cada duas pessoas tem um celular, pois um mesmo usuários, às vezes, tem mais de uma linha. O método de contabilidade das operadoras também é destacado pela UIT, que ressalva o hábito que as empresas têm de inflar a base de assinantes pré-pagos.

Nenhum comentário: